quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Glúten e Leite: Dentro ou Fora da Dieta?

Glúten Engorda?
O glúten é uma proteína encontrada na aveia, no centeio, no trigo e na cevada, e a sua função é deixar os alimentos fofinhos, principalmente os pães, as massas e os bolos. Por outro lado, o requeijão, a cerveja e o sorvete também não podem ser produzidos sem esses grãos. Sendo assim, o glúten está presente nos mais variados alimentos, sendo difícil fazer a sua substituição. Além disso, se você optar por substituí-lo, o pão sem glúten, que é feito com fécula de batata ou polvilho, possui as mesmas calorias que o tradicional.

Em contrapartida, essa substância pode não ser completamente absorvida pelo organismo, causando desconforto e distensão abdominal, além de desacelerar o metabolismo. Portanto, retirá-la do cardápio por algum tempo pode realmente emagrecer, contanto que seja substituída com inteligência.

Algumas pessoas, quando ficam sem o glúten, sentem muita fome, comendo constantemente para suprir a necessidade de alimento e, geralmente, ingerem mais calorias que antes, passando a engordar. Desse modo, se o seu objetivo é emagrecer sem glúten, troque-os por frutas, legumes e verduras. Entretanto, a melhor opção, caso você sinta muita fome, é substituir alimentos à base de farinha pelos integrais.

Doença Celíaca
Os portadores da doença celíaca não suportam o glúten, que lhes prejudica a absorção de nutrientes por alterar a textura das suas paredes intestinais. Assim, quando ingerem essa substância, sofrem com o inchaço abdominal, diarreias e gases. Nesses casos específicos, a ingestão de glúten é proibida e, por isso, todos os alimentos devem vir com informações se contêm ou não essa proteína.

Leite Engorda?
O leite também está presente em muitos alimentos deliciosos como bolos, pães, queijos e iogurtes. Mas será que ele realmente engorda? Na realidade, aproximadamente 85% da população mundial sofre em algum grau de intolerância à lactose, o açúcar do leite. E quando a lactose não é digerida, provoca a retenção de líquidos, a distensão abdominal e a sensação de inchaço. Por isso, várias pessoas têm a impressão de engordarem quando se alimentam com o leite. Sendo assim, quando ele é retirado do cardápio, o organismo consegue eliminar as toxinas com mais agilidade, o que dá a sensação de um corpo mais magro.

Uma das grandes vantagens de ficar sem leite é que você poderá ter bem menos celulites, pois as toxinas irão embora com maior frequência. E se não conseguir ficar sem os deliciosos derivados dessa bebida, não se preocupe, porque eles possuem pouquíssima lactose. Então, escolha os queijos e iogurtes magros para se alimentar corretamente e perder peso.

pães glúten

Como Substituir o Leite
Como é sabido, o leite é uma das maiores fontes de cálcio, mineral importante para manter os ossos fortes e saudáveis. Sendo assim, se você optar por retirá-lo da sua alimentação, substitua-o por alimentos ricos em cálcio como as leguminosas e as folhas verde-escuras. E para que ele seja absorvido com sucesso, é necessário que haja a ingestão da vitamina D, encontrada em verduras, legumes, sementes e cereais integrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário