quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Como Funciona a Dieta do Dr. Atkins

A dieta do doutor Atkins restringe a ingestão de qualquer tipo de carboidrato, o que leva o organismo a passar por um processo bioquímico que faz o fígado transformar a gordura do corpo em corpos cetônicos. Essas últimas substâncias então são utilizadas como fonte de energia no lugar do carboidrato não consumido, o que levaria ao emagrecimento. Tal acontecimento é conhecido como cetose.

Dieta Atkins - Alimentos Permitidos

De acordo com o médico, enquanto o organismo está em processo de cetose, a fome não existe, fenômeno que contribui grandemente para a perda de peso.

Quantos Quilos Posso Perder com a Dieta do Dr. Atkins?
Segundo pesquisas, é possível eliminar até 8 quilos em apenas 1 mês com a dieta do doutor Atkins. Porém, alguns especialistas alertam que ela promove mais a queima de massa muscular que adiposa, o que não é saudável para o organismo.

Como Fazer a Dieta do Dr. Atkins
Para que o seu organismo se acostume sem carboidratos, vá retirando-o aos poucos do seu cardápio. Desse modo, nas primeiras 2 semanas, ingira no máximo 20 gramas desse nutriente por dia, sendo suas fontes principais os legumes (batata, mandioca, mandioquinha). Nas próximas semanas, são permitidos até 40 gramas de carboidrato por dia.

Então, o resto do seu cardápio será formado essencialmente por proteínas como carnes, ovos, embutidos, queijos amarelos, feijões, soja, lentilhas e amendoim. Verduras e frutas também estão liberados.

No café da manhã, você pode abusar, comendo o que quiser, contanto que não se alimente de carboidratos. Portanto, faça uma omelete com pedaços de queijo e presunto e beba um copo de leite com café. Inclua também uma fruta como banana, mamão ou maçã.

Queijos - Alimentos Permitidos na Dieta Atkins

No almoço, o processo é o mesmo e vale comer qualquer tipo de carne feita como você quiser, frita, cozida ou assada. Verduras e frutas podem entrar no seu prato, além de feijão e soja.

O jantar acontece do mesmo modo, mas tenha cuidado na escolha dos alimentos, pois eles devem ser saudáveis. Afinal, não vale a pena ficar magra sem saúde, não é?

Sem dúvida a dieta Atkins é um sucesso, porém, é muito importante que você leia o livro a “Dieta de 2 Semanas do Dr. Atkins” porque ele recomenda o uso de produtos para otimizar a dieta como por exemplo os multivitamínicos como o Centrum e o Safe All Nutron.

Críticas à Dieta do Dr. Atkins
Por ser tão restritiva, a dieta do doutor Atkins causou polêmicas no meio médico. Os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso corpo. Por isso, ficar sem essa substância pode levar ao cansaço, à tontura, à alteração de humor, ao sono excessivo, a desmaios e aos tremores.

Além disso, o cérebro ficará sem energia, o que causa problemas de concentração. Com isso, ele liberará mais gorduras saturadas no organismo, o que leva ao aumento do colesterol e a possíveis doenças cardiovasculares.

E como a ingestão de fibras é pequena também. Assim, o intestino pode ficar lento e com prisão de ventre.

Contra Indicações
Essa dieta não pode ser seguida por mulheres grávidas e por pessoas com problemas renais, porque as primeiras semanas dela fazem com que os rins se esforcem demasiadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário