segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Deixe sua sopa mais nutritiva

No inverno, sopas, canjas e caldos viram comida típica e frequente. Além de serem uma forma de hidratar, já que no inverno, é menor o consumo de água, são excelentes opções para esquentar. Como mais uma vantagem das sopas, elas geralmente fornecem grande parte dos nutrientes necessários para o corpo, se preparadas corretamente. Portanto, selecionar os ingredientes corretos e evitar sopas prontas pode ser um coringa na dieta, além de ser ótimo nesta estação!

Selecione os ingredientes

Na correria do dia-a-dia, temperos e sopas prontas são uma mão na roda, facilitando e agilizando a vida de muita gente. Porém, de vez em quando até é permitido, mas não para consumir sempre, já que contêm muito sódio e gorduras. É mais válido gastar um tempo a mais para preparar a sopa do seu jeito e torna-la mais nutritiva.
Naturalmente, alguns vegetais perdem parte de seu valor nutricional em o contato com a água fervendo. Uma boa dica para aproveitar o máximo destes nutrientes é aproveitar o caldo do cozimento dos legumes. Outra dica importante é evitar sopas à base de leite, usando carne. O cálcio interage com o ferro presente na carne, e o organismo não absorve.
Até mesmo na hora de dar a sopa para as crianças, é preciso atenção, uma vez que quando batida no liquidificador, também perde parte dos nutrientes. Passe a sopa na peneira, o que ainda ajuda a criança na mastigação.
Se preparar a sopa para congelar, evite repetir o processo de descongelamento várias vezes: separe porções, e descongele apenas uma vez, aquilo que for consumir.

Use a criatividade na hora de escolher os ingredientes

Para uma sopa ser nutritiva, você pode utilizar diversos ingredientes, como carnes magras, verduras e legumes, grãos integrais, macarrão, salsão, até mesmo outras opções como aveia ou protein powder, um suplemento da Herbalife que fornece doses extras de proteínas. Estes dois ingredientes reforçam a sopa, dando mais saciedade.
Sabia que a canja realmente ajuda nos resfriados, pois a carne da galinha libera um aminoácido parecido com o princípio utilizado em xaropes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário